terça-feira, 26 de junho de 2012

Caracteristica doTerra-Nova

Terra-Nova
Terra-Nova

Tipo de Pêlo

Espesso, comprido, de aspecto oleoso e quase impermeável.

Temperamento

Responsável e dócil
O Terra-Nova ou Newfoundland, originário do noroeste do Canadá, descende de cães dos Piríneus levados para a Terra-Nova pelos pescadores de bacalhau Bascos. A sua origem remonta a 1700, quando os primeiros Terra-Nova eram de variedade Landseer : branco e preto. O Terra-Nova de cor preta que conhecemos hoje é provavelmente fruto de uma selecção rigorosa. Estes cães foram trazidos posteriormente para a Europa por outros pescadores de bacalhau, adquirindo uma certa popularidade. Esta popularidade alcançou o expoente máximo, quando a 1886, a raça foi oficialmente reconhecida pelo clube Inglês do Terra-Nova.
Terra-Nova
Terra-Nova

Descrição

As características mais evidentes do Terra-Nova são a sua força e o seu ar activo, este cão em pequeno, parece mais uma cria de urso que um cachorro. Apesar das suas dimensões imponentes, é gentil e afectuoso, inteligente e fiel, dócil e também um excelente guardião da casa, um cão de tiro possante e um grande companheiro. Celebrizou-se nos salvamentos de numerosos marinheiros, cujos barcos naufragavam nos recifes da Terra-Nova. Deita-se instintivamente à água onde se sente tão à vontade como em terra. Dizem que sabe nadar debaixo de água. Este cão possui um andar ligeiro, apesar das suas grandes dimensões. Possui um crânio maciço e largo; orelhas pequenas, junto à cabeça; olhos pequenos, castanhos escuros, colocados lateralmente; nariz quadrado e curto; dorso largo e pescoço forte; pés grandes e fortes. Uma das características importantes do Terra-Nova é a palmura existente nas patas. Com efeito, os dedos estão interligados por uma membrana. A cor mais vulgar é o preto, admitindo-se também a cor de bronze, assim como algumas malhas brancas no peito e nos dedos.

Terra-Nova
Terra-Nova
Terra-Nova
País de origem: Canadá (século XVIII)
Função original: segundo consta, eles inicialmente ajudavam os pescadores a puxar suas redes para terra. História: as hipóteses sobre a origem do Terranova são muito variadas e discordantes. Há quem afirme que se trata de uma raça derivada de cães nórdicos importados em 1600 para a ilha de Terra Nova; outros consideram a raça de origem britânica, com data de 1700, quando a ilha tornou-se possessão inglesa e para lá foram levados os Mastim tibetanos, os quais, depois de longas seleções com cães locais, teriam finalmente dado origem ao Terranova. A terceira hipótese é a de que o Terranova seja um parente próximo do Labrador, tanto pela semelhança entre as duas raças, como porque as costas de Terra Nova e Labrador são muito próximas e não se exclui que, o cão Labrador, ótimo nadador, tenha atravessado a nado o estreito de Belle Isle, ou à pé nos períodos em que o mar tornava-se uma laje de gelo.
Descrição: é um cão de grande porte, forte, elegante, ágil e resistente. A cabeça é larga e maciça; olhos castanhos, pequenos, separados; focinho curto e quadrado; as orelhas são coladas à cabeça; a cauda é caída e de comprimento médio; pernas dianteiras retas com franjas posteriores até as patas; pés palmados, grandes e fortes. Seu pêlo acamado e levemente ondulado, duro ao tato, denso, um pouco oleoso e à prova d'água. O sub pêlo também é gorduroso, para impedir que a água atinja a pele. Nos espécimes que vivem em apartamento este sub pêlo tende a desaparecer. Suas cores principais são: preta com reflexos azuis, negra, branca e bronze.
Altura: a média do macho é de 70 cm e a da fêmea é de 65 cm, porém estas medidas são superadas freqüentemente.
Peso: 50 à 68 kg.

Longevidade: 12 anos.

Temperamento: é um cão de temperamento excepcional: bom, corajoso, altruísta, inteligente, humano e sensível. O Lord Byron escreveu o seguinte à seu respeito: "Corajoso sem ferocidade, possuía todas as virtudes de um homem sem vícios". É paciente com todos, inofensivo com os hóspedes e delicadamente afetuoso com o dono. Pode viver e dormir ao relento mas preferivelmente deve dormir dentro de casa. Não necessita de muito exercício e deve se alimentar duas vezes ao dia.
Utilizações: o Terranova possui o instinto inato de mergulhar na água para salvar as pessoas. Muitos lhe devem à vida. Em 1919 foi conferida a medalha de ouro a um Terranova que havia arrastado e salvo uns 20 náufragos. Foi definido como o São Bernardo das águas. Apesar de não ser mais necessária a sua ajuda neste sentido nos dias de hoje, suas virtudes não desapareceram, sobretudo, a de cão de companhia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário