Fox Terrier
Excepcional caçador e muito versátil já foi utilizado para caça a raposas e javalis, no entanto é muito valente e inteligente tendo sido assim utilizado para inúmeras outras funções relacionadas a caça. Sua região de origem é a Grã Bretanha e tem-se registros muito antigos desta raça (séc. XVIII). Seu pelo é reto, achatado, consistente e abundante. Sua cor deve predominar o branco.
Seu peso deve variar entre 6,8 kg. a 7,7kg. nas fêmeas e 7,3 e 8,2 nos machos.
FOX PÊLO DURO
UM CONQUISTADOR
Saiba por que este cão desperta paixão em quem com ele convive e conheça algumas provas realizadas no exterior para testar suas habilidades na caça. Este cão que combina coragem com graça, beleza com inteligência e alegria com dignidade, tem seduzido de modo especial muita gente. Se num primeiro contato ele já chama a atenção por sua bonita pelagem, crespa e dura, aparada de forma a deixar uma charmosa barbicha no queixo e grossas sobrancelhas, há algo nele que vai muito além e consegue conquistar definitivamente quem com ele convive.CARISMA
Entre os tantos que se deixaram levar pelo carisma do Fox Terrier Pêlo Duro está Leana Lee Lewis, do Camberley Kennels, São Paulo-SP, quando tinha apenas 4 anos. "Assim que vi a foto numa revista apontei para ela e ganhei meu primeiro exemplar. De lá para cá se foram 42 anos e só tive Fox Terrier Pêlo Duro. Adoro os cães, mas há algo especial nesta raça que só convivendo dá para entender. São espertos, inteligentes e malandros. Só falta falarem".Outro entusiasta é Rubem Almeida, do Canil Komainu, Porto Alegre-RS. "Ele é inteligente, esperto, não há igual. Crio também Akitas, Bull Terriers e American Staffordshire Terriers, mas nenhum é corajoso como este baixinho". Evelyn de Moraes, do Canil Miss Evelyn, Belém-PA, é mais uma fã. "Criei várias raças, mas esta é minha preferida. São inteligentes, comunicativos e incansáveis caçadores. Pegam mucuras (espécie de gambá) e chegam a chacoalhar árvores de pequeno porte para que elas caiam.
Cercam gatos, matam calango (pequeno lagarto). Um até quebrou a pata ao pular atrás de um pássaro no vôo e cair de um muro de 2 metros". Maria Helena Pimentel do Canil Lady Ellen, São Paulo-SP, que tem 20 fêmeas da raça, complementa: "eles são muito ágeis. Pegam realmente pássaros no vôo e são ótimos para caçar ratos". Maria Schrader do Canil Marikabru de Teresópolis-RJ é outra que se rendeu a seus encantos. "São um amor. Com 1 mês de idade já latem ao me ver. Precisam tomar conta do dono e da casa. São ciumentos, levados e inteligentes. Com apenas 5 aulas um deles aprendeu a pular por um aro".
TOCA ARTIFICIAL
Nas origens o Fox Pêlo Duro perseguia raposas nas Ilhas Britânicas (fox = raposa) até se enfiarem na toca, onde entrava e latia chamando o dono, que para tirá-lo de lá puxava-o pela cauda. Atualmente, há provas de trabalho da FCI - Federação Cinológica Internacional, sem as quais ele não pode concorrer a títulos nacionais em alguns países.Na Europa, a França é um deles. Lá usam uma toca artificial que permite verificar o avanço do cão através de pontos de inspeção. O Fox deve conduzir, com seus latidos, uma raposa colocada no "túnel" até uma caixa situada no seu final, onde a deve manter confinada por pouco tempo. A raposa habitua-se a esta rotina e pode tornar-se muito valente e difícil, complicando a tarefa dos cães principiantes. Na Grã-Bretanha, país não filiado à FCI, esta prova não existe.
Os criadores ingleses não querem prejudicar a pelagem de seus cães, mas, em compensação, não podem ganhar prêmios em outros países da Europa. Nos estados Unidos praticam-se competições por esporte. No prazo de 30 a 60 segundos conforme a prova, os cães devem entrar numa toca artificial e latir ao localizar ratos (protegidos por uma grade) no final dela.
FICHA
Cor: predomina o branco com marcações pretas e castanhas (fogo).Orelhas: pequenas, em "V", dobram, ficando 2 terços caídos para a frente, rente às faces, com as pontas na altura dos olhos.
Escolha do filhote: nasce com todas as manchas pretas e com 1 ou 2 meses define a cor fogo na cabeça e em marcações no dorso e patas. Dentes alinhados de modo que os de cima encostem nos debaixo (tesoura). Não conseguir abrir a boca por inteiro significa problema na arcada dentária. Pernas encurvadas para fora podem ser corrigidas com a prática de exercícios intensos.
Amputação: de 1/3 da cauda na primeira semana. Quando adulto, ao esticar a ponta da cauda esta deve alinhar com a cabeça.
Tamanho: machos com 8,2 quilos e 39 cm de altura. Fêmeas ligeiramente menores.
Pelagem: escovação diária. Tosa periódica (a cada 3 meses) ou stripping, para exposições, que consiste em arrancar o pêlo com as mãos ou com uma faca especial para que renasça mais duro. Banhos em excesso eliminam a gordura que ajuda a proteger o pêlo.
Atividade: tem muita energia. Gosta de passear e de fazer bastante exercício diariamente.
Expectativa de vida: 10 anos.
Fox Terrier
Um caçador brincalhão e amoroso
Fox Terrier
Sua pelagem é predominantemente branca, porém as manchas podem ser de várias cores, pretas ou amarronzadas. Seu pêlo é duro, áspero e encaracolado precisando ser tosado e escovado com frequência.
Inteligente, vivo e engraçado, o Fox Terrier é um ótimo cão de caça e, se treinado desde pequeno pode ser um ótimo amigo. Vive de 13 a 15 anos, sendo sempre espirituoso e leal. Um macho adulto normal não deve pesar mais do que 9 Kg e sua altura não deve ultrapassar os 40 cm.
Esta raça aprende truques como se fosse cachorro de circo. Só existe um probleminha: o fox não suporta a presença de outros cães do mesmo sexo, estando sempre pronto para uma briga. Paciência e persistência são qualidades indispensáveis para que estes cães sejam treinados com sucesso.
Origem e História
Embora a origem dos cães "Terriers" seja muito antiga (existem descrições de cães parecidos com Terriers já em 55 D.C., quando romanos invadiram a Grã Bretanha), o primeiro Terrier, "verdadeiro", foi descrito em 1570 por um médico inglês chamado John Calus of Cambridge. Desde então, a história canina está cheia de estórias de terriers, de sua coragem, determinação e temperamento característico.Fox Terrier
Fox Terrier
Excepcional caçador e muito versátil já foi utilizado para caça a raposas e javalis, no entanto é muito valente e inteligente tendo sido assim utilizado para inúmeras outras funções relacionadas a caça. Sua região de origem é a Grã Bretanha e tem-se registros muito antigos desta raça (séc. XVIII). Seu pelo é reto, achatado, consistente e abundante. Sua cor deve predominar o branco. Seu peso deve variar entre 6,8 kg. a 7,7kg. nas fêmeas e 7,3 e 8,2 nos machos
Nenhum comentário:
Postar um comentário